A Expointer 2016 acontece de 27 de agosto a 4 de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. A feira recebe visitantes de todo o país. No ano passado foram mais de 500 mil pessoas. Um dos locais mais visitados é o Pavilhão da Agricultura Familiar. Este ano, os produtores rurais que quiserem conhecer as novas tecnologias disponíveis no mercado, poderão visitar o estande do Programa Mais Alimentos, da Secretaria Especial de agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. A área, ao contrário das edições anteriores, estará dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, ainda mais próximo do público.
- O estande estará em um lugar estratégico. O formato que estamos adotando tem como objetivo facilitar o canal de conversa com os agricultores familiares e ser um local onde o agricultor pode tirar suas dúvidas, tanto com os técnicos especializados, quanto com os agentes financeiros – afirmou o coordenador do Mais Alimentos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Martinelli.
O estande do Programa Mais Alimentos é um ponto de apoio ao agricultor familiar que quer modernizar a produção. O trabalhador rural poderá conhecer máquinas que atendam às necessidades da família, seja no cultivo de alimentos, na comercialização ou no beneficiamento em agroindústrias.
O Feirão Mais Alimentos marca sua sétima participação na feira. No local, o agricultor familiar pode conhecer como funciona o programa, que financia máquinas, tratores e implementos agrícolas com juros que variam de 2,5% a 5,5% ao ano.
A 39ª Expointer vai reunir as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Nesta edição o Pavilhão da Agricultura Familiar vai receber 220 produtores.
Como acessar o Programa Mais Alimentos
Para acessar o Programa, o agricultor familiar deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e fazer um projeto inicial do que pretende desenvolver. Em seguida, procurar a entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do seu município e solicitar a elaboração do projeto técnico de financiamento. Finalizada essa etapa, deve encaminhar o projeto para análise de crédito e aprovação do agente financeiro. Aprovado, o agricultor está apto a acessar o recurso.
Ascom – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Fonte Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário