Trabalhar colaboradores em cargos de liderança para que os efeitos positivos possam ser irradiados para todas as instâncias da empresa. Essa é a estratégia do Programa Gestão Operacional Cana-de-Açúcar, desenvolvido pelo SENAR-PR para atender às demandas do setor sucroalcooleiro do Paraná. O evento de avaliação e encerramento da turma piloto do programa será realizada no dia 7 de dezembro, em Maringá (Noroeste do Estado). Os treinamentos somaram 4.144 horas-aula e foram realizados ao longo de três anos.
Esta primeira turma foi formada por participantes das usinas do grupo Santa Terezinha, das unidades de Cidade Gaúcha e Terra Rica, no Noroeste do Paraná. Atualmente uma segunda turma está em andamento, envolvendo colaboradores das unidades de Tapejara, Ivaté e Rondon. A demanda surgiu da percepção de que, em muitos casos, os colaboradores das usinas atingiam cargos de liderança de forma natural, subindo gradativamente de posições, mas sem nenhum amparo teórico sobre como exercer o papel de líder na sua organização.
A partir de conversas e entrevistas foi levantada a necessidade de criar um produto para proporcionar aos líderes e gestores das empresas uma visão mais abrangente do negócio, para que o conhecimento não continuasse fracionado entre os setores, com cada funcionário atuando de forma isolada na sua área, sem compreender a relação daquele trabalho com aquilo que está sendo produzido. Após esse diagnóstico, uma equipe de técnicos e consultores do SENAR-PR, em conjunto com gerentes agrícolas e diretores das unidades participantes, formatou um programa com três objetivos principais: padronização dos processos operacionais, sinergia entre os envolvidos na produção e otimização dos processos agrícolas.
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Fonte: Sistema FAEP