Veja o resumo dos projetos vencedores na categoria Experiência Pedagógica – Agrinho 2016:
1º. Lugar
Castro
C.M.E.I. Pequeno Reino
Profa. Natali Ferreira Santos
“Juntos com os alunos, a educadora realizou um trabalho de revitalização da nascente de um rio na região da zona rural do município. O trabalho envolveu os pais dos alunos, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, comunidade local, entre outros parceiros. O objetivo do projeto era “parar de jogar lixo, pensar numa forma de modificar a nascente e mudar a realidade”. O local da nascente foi limpo, mudas de plantas nativas e frutíferas foram plantadas, a água foi tratada, a ponto de poder ser consumida. Inclusive, uma votação foi realizada para batizar o local.”
2º. Lugar
São Mateus do Sul
Escola Rural Municipal E.F. João Baptista Distefano
Profa. Eliziane Roselene das Chagas de Moura
“O projeto buscou resgatar a identidade dos alunos junto ao meio no qual estão inseridos, no caso o rural, e mostrar a importância do trabalho no campo. As ações do projeto foram desde o resgate de brincadeiras antigas, passeios pela região ao redor da escola e a exploração das histórias do Agrinho.”
3º. Lugar
Cambará
Escola Municipal e Fund. Maria Alice Bit. A. Forti
Profa. Renata Carla da Silva
“A realidade do município de Cambará foi o ponto de partida para a experiência pedagógica “Agricultura Familiar, eu curto”. Na cidade, 98% das propriedades são familiares. 50 famílias de alunos da escola vêm da zona rural, sendo 18 familiares que fornecem produtos para merenda escolar. Mas, Cambará não tinha a noção da presença deste segmento no cotidiano. O projeto, por meio de diversas ações, como concurso de frases e visita a agricultores, mostrou a força do setor”.
4º. Lugar
Coronel Vivida
Ed. Inf. Ensino Fundamental E.R.M. Maria da Liz
Profa. Maria José dos Santos Sartor
“A partir do questionamento dos alunos, muitos filhos de pequenos e médios pecuaristas de leite da região, a professora desenvolveu o projeto “Leite: mudança no campo, desenvolvimento na cidade” que apresentou o processo do produto após deixar a propriedade. Por meio de visitas a fazendas e empresas de laticínio, as crianças conheceram mais da atividade praticada na unidade familiar, permitindo inclusive o início do processo de sucessão familiar. O projeto também organizou o intercâmbio entre os alunos das zonas rural e urbana, permitindo a troca de experiência e o ‘esclarecimento’ de dúvidas das crianças da cidade. No momento dedicado aos pais, questões técnicas foram esclarecidas em palestras com profissionais da área.”
REDE PARTICULAR
1º. Lugar
Almirante Tamandaré
Escola Educação Esp. Profa. Roza Bini de Oliveira
Profa. Roseli Koehler
“A experiência pedagógica destacou a importância da valorização do município de Almirante Tamandaré. Através de pinturas, fotografias, mosaicos e exposições, a educadora estimulou os alunos especiais. Enquanto trabalhava o lado artístico da turma, a professora contextualizava as atividades com material do Programa Agrinho. As ações do projeto envolveram a comunidade e os alunos na coleta de fotos sobre o município resultando na criação de um banco de imagens, assim como um website.”
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Fonte: Sistema FAEP