O campo, nos últimos anos, vem se transformando de forma acelerada, graças à incorporação das tecnologias digitais. Os micros e pequenos empresários rurais também acompanham essa tendência: 95% deles têm aparelho celular e 60% estão conectados à internet.
Embora o cenário seja positivo, dentre 70% dos produtores que fazem a própria gestão administrativa e financeira da propriedade, somente 25% (ou seja, apenas um quarto) utilizam ferramentas digitais para essa finalidade.
Essa foi a conclusão da pesquisa Tecnologia da Informação no Agronegócio, divulgada nesta semana pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. O Sebrae ouviu 4.467 produtores rurais de todos os Estados, no período de 29 de março a 12 de abril de 2017.
Analista da Unidade de Agronegócio do Sebrae, Andrea Restrepo salienta que a pesquisa objetivou saber como o produtor rural se relaciona com as tecnologias da informação e da comunicação.
- O resultado apontou três tendências: quanto maior o faturamento da propriedade, maior o uso de ferramentas digitais; quanto mais jovem, maior o índice de conexão; e a falta de infraestrutura impede maior inclusão digital – relata Andrea, em entrevista à equipe da SNA.
Fonte: Só Notícias