O aumento de concorrência e a retração do mercado levaram produtores de mandioca deUberaba a reduzirem as áreas de cultivo e adotarem alternativas para a comercialização do alimento. A situação mexe com o bolso dos consumidores, pois quanto mais mandioca para revender, mais barato é o preço. Se a área plantada diminui, a oferta cai.
A empresária Eli Foscarini responde por uma indústria que processa a mandioca e vende para Minas Gerais e outros estados. Com queda nas vendas, ela teve que variar as formas de comercialização para manter os lucros.
“Acredito que o consumo diminuiu e isso refletiu nas vendas. Em comparação ao ano passado, foi uma queda de cerca de 15% nas vendas. A gente tinha um único produto para trabalhar, então buscamos outros produtos. Além da mandioca chips, temos a mandioca que já vem cozida e própria para o consumo, a mandioca cozida moída”, disse.
Planejamento é a palavra de ordem na opinião do engenheiro agrônomo José Sidney, que destaca que a produção de Uberaba oscila e deve ser aprimorada através da tecnologia.
“A pessoa tem que se programar e ver o custo de produção, o quanto pode oferecer para saber se aumenta ou não a área, além de trabalhar também as tecnologias. A média de toneladas por Uberaba é de 16 toneladas por hectares, temos espécies que chegam a 70 toneladas por hectares”, explicou.
Fonte: G1 – MG
Fonte: Canal do Produtor