leiteee

PRODUÇÃO DE LEITE DEVE CRESCER

A produção leiteira deve aumentar 2,5% no País em 2019, estima o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) com base em dados da Associação Brasileira de Leite Longa Vida. Já no Estado de Mato Grosso, a expectativa do Imea é de que a captação avance 6,6% no ano que vem, em vista das perspectivas promissoras para a safra de grãos e o aumento no preço pago ao pecuarista.

Para o Brasil, em geral, a tendência é de que o leite inicie o ano de 2019 com preços maiores do que os observados no começo de 2018, o que pode estimular a produção no campo. Especificamente em Mato Grosso, a oferta também está em nível considerado baixo e há retomada na demanda. “(Em MT) há espaço para aumento na produção com melhores preços ao produtor”, avalia o instituto.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a média do valor pago ao pecuarista do Estado atingiu R$ 1,05 por litro, aumento nominal de 1,95% no comparativo anual. As estimativas de bom desempenho para as safras 2018/19 de soja e de milho podem reduzir o custo com a dieta do animal, incentivar a suplementação do rebanho e, portanto, aumentar a produtividade. No entanto, o Imea destaca que a regularidade das chuvas é fundamental para a concretização deste cenário. Do lado da demanda, a perspectiva é de que o consumo das famílias aumente, com possível recuo nos níveis de desemprego do país.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.