drone_portal

PRODUÇÃO DE DERIVADOS LÁCTEOS MARCA SIMPÓSIO NA CIDADE DE TRÊS DE MAIO (RS)

Competitividade do mercado, produção de novos derivados e perfil do consumidor foram os assuntos que pautaram a mesa redonda “Inovações e legislação de produtos lácteos”, que ocorreu na última sexta-feira (10/4), durante o 2º Simpósio Estadual de Derivados Lácteos, no município de Três de Maio (RS). Promovido pelo curso de Tecnologia em Laticínios da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), o debate teve a participação do secretário executivo do Sindicato das Indústrias dos Laticínios (Sindilat/RS), Darlan Palharini.

Palharini falou sobre a exportação de leite gaúcho, atividade que deve ter uma política industrial de incentivo no Estado. “Temos padrão para competir no mercado interno e também devemos fazer frente ao mercado internacional”, afirmou. Ele destacou, ainda, os desafios de conhecer e traçar o perfil dos consumidores de lácteos, assim como seus hábitos de consumo, a fim de criar e oferecer novos produtos. “É uma grande questão que a indústria e a cadeia do leite têm para poder criar novas linhas”, conclui.

Frisando a necessidade de inovação, a doutora em Ciência Animal e professora do SETREM, Vanessa Gass da Silveira, coordenadora do evento, pontuou o andamento das leis vigentes no país. “A legislação brasileira é um pouco atrasada, o que impede a criação de novos produtos”, disse, destacando a necessidade da criação de debates sobre o assunto. Vanessa evidenciou que o diferencial do evento foi o enfoque dado aos derivados lácteos. “Não há como fazer um bom derivado sem um bom leite”, afirma. Além disso, a produção de queijo artesanal e leite orgânico também foram discutidos.

O 2º Simpósio Estadual de Derivados Lácteos, realizado de 6 a 7 de abril, contou com cerca de 300 participantes, entre produtores, técnicos, professores, acadêmicos e representantes de indústrias e agroindústrias que acompanharam as palestras e workshops. Também participaram da mesa redonda representantes do Instituto Senai, da Secretaria da Agricultura e UFSM.

Foto: Paulo Daniel/ SETREM

Fonte: SindiLat



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.