00acucar

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR NA ÍNDIA E TAILÃNDIA

Índia e Tailândia, dois dos principais players mundiais de açúcar, deverão reduzir sua produção para a safra 2018/19. Nos dois países, o regime de chuvas abaixo do esperado é um dos fatores que corroboram para uma produção menor da commodity nesta temporada.

Segundo projeções feitas pela DATAGRO Consultoria, na Índia, o processamento deverá chegar a 30,5 milhões de toneladas, ante 32,5 milhões produzidas em 2017/18. A falta de chuvas vem prejudicando de forma significativa a safra, uma vez que afetou o rendimento das plantas e elevou a infestação de larva branca nos canaviais, que rapidamente se espalhou por conta do clima seco.

Na Tailândia, o cenário do clima é semelhante. No entanto, em agosto do ano passado, havia uma expectativa de safra recorde devido ao regime de chuvas regulares. Mas o que se viu depois disso foram índices pluviométricos abaixo do esperado, afetando o desenvolvimento dos canaviais. De janeiro a novembro de 2018, o índice de chuvas foi de 1.176 mm nas principais regiões canavieiras do país, queda de 30,2% sobre o percentual registrado em igual período de 2017.

Com a menor renovação no plantio, que já está sendo impactado pelo fim do controle de preços no mercado interno, a moagem de cana deverá passar de 135 milhões de toneladas em 2017/18 para 120 milhões em 2018/19.

Como resultado, a produção de açúcar deverá totalizar 13,08 milhões de toneladas, tel quel, ante 14,68 milhões registradas em 2017/18. Apesar da queda, a safra tailandesa em 2018/19 ainda será a segunda maior da história.

Fonte:  Datagro



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.