Nesta semana o diretor presidente do Conselho da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), Fernando Barbosa, registrou grãos de café com maturação antecipada. “As lavouras estão recebendo uma quantidade boa de água no solo, além do nevoeiro que também está propiciando a maturação do café”, afirmou Barbosa.
Os registros foram feitos no último dia 19 e mostram lavouras de cafés na região do município de São Pedro da União (MG). “Conversando com o produtor, os relatos que ele comenta é que não são cafés com deformidades e também não apresentam doença” explica. “Mas vale lembrar que com a orientação de um técnico poderá se diagnosticar se realmente não é uma doença e, sim, o que o produtor acredita que foi provocado pelas floradas fora de tempo, logo após a colheita”.
Outro fenômeno observado por Barbosa foi a presença de nevoeiros, que teriam contribuído para os frutos estarem adiantando seu período ideal de maturação na região de montanha.
Em artigo, pesquisadores da Embrapa alertaram sobre as condições climáticas previstas para fevereiro, principalmente para Minas Gerais. Segundo Williams Ferreira e Marcelo Ribeiro, as chuvas devem favorecer o enchimento de grãos em algumas regiões e os produtores precisam estar atentos, pois algumas regiões iniciarão a colheita mais cedo nesse ano de bienalidade positiva.
“O que precisa ser analisado é a qualidade e se a bebida não vai ser afetada. Se a antecipação da colheita ocorrer, podemos mais tarde ter uma perda da qualidade do café, isso devido ao seu efeito no metabolismo e aumento de custo na colheita”, comentou Fernando Barbosa.
Na região do Sul de Minas, onde a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas (CaféPoços) atende, o clima tem sido positivo. De acordo com informações da cooperativa, apesar de atrasar o andamento de alguns tratos culturais, como adubação e aplicação de herbicida, a chuva tem sido muito bem recebida nesta época de enchimento dos grãos.
Fonte: Café Point
Fonte: Canal do Produtor