Geadas previstas para hoje e amanhã têm potencial para prejudicar parte da safra de milho do Paraná, o segundo produtor do cereal do Brasil, de acordo com especialista, que salientou que eventuais perdas dependeriam da intensidade e abrangência do fenômeno.Se tiver geada de intensidade moderada para forte, existe o risco. Quase 50 por cento da área está suscetível a intempéries , afirmou o técnico de milho do Departamento de Economia Rural (Deral), Edmar Gervásio.
Segundo ele, boa parte do milho do Paraná está em fase de frutificação, em que o cereal pode ter o potencial produtivo reduzido por geadas.
A previsão é de que o Paraná poderá colher 12,8 milhões de toneladas na segunda safra do cereal, de um total de quase 53 milhões da safra nacional, segundo previsão divulgada pelo Ministério da Agricultura no mês passado.
Perdas em uma região produtora importante como o Paraná teriam o potencial de sustentar os preços, em um ano em que o Brasil já registrou quebra de safra por seca no Centro-Oeste, principalmente.
Fonte: DCI
Fonte: Canal do Produtor