Belém/ Pará (08/06/2016) - O 45º Encontro Ruralista de Presidentes de Sindicatos Rurais de 144 municípios do estado do Pará, realizado nessa terça-feira (07/06), em Belém, reuniu aproximadamente 150 pessoas entre líderes ruralistas e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PA, Carlos Xavier, acompanhado dos diretores Vilson Schuber e Ribamar Sizo, e do superintendente do Senar, Walter Cardoso. Participaram da cerimônia de abertura o deputado federal Hélio Leite, o deputado estadual Sidney Rosa, o superintendente Federal de Agricultura, Josenir Nascimento, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca, Hildegardo Nunes, e o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, Luciano Guedes.
Carlos Xavier abriu os trabalhos traçando um panorama sobre o atual momento político e econômico vivenciado no Brasil, ressaltando as ações que têm sido desempenhadas pela Federação no sentido de encontrar a melhor solução para os problemas que afetam diretamente a classe rural. Xavier falou sobre questões ligadas às dificuldades causadas por exigências de órgão ambientais e discutiu problemas ligados a segurança no campo e invasões de terra.
Ele falou sobre o tema do encontro e também destacou a importância do setor. “O encontro ruralista é super importante porque debate um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, que é o agronegócio, que está trazendo boas notícias ao Brasil, apesar da crise, segurando o emprego e batendo recordes de exportação.” Xavier destacou a força do agronegócio paraense, suas inúmeros vantagens comparativas, bem como, potencialidades em diversas cadeias como pecuária de corte, florestas, fruticultura e grãos.
SENAR, a maior escola da terra
Superintendente do SENAR/PA, Walter Cardoso
Em seguida, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Walter Cardoso, apresentou os números da instituição em 2015 e destacou a ampliação do portfólio nas áreas de formação, educação, inovação e assistência técnica para os homens e mulheres do campo.
Inovação Sindical
Ao final da tarde, Celso Botelho coordenou o painel sobre Sindicato Forte, que contou com a participação das equipes técnicas do Sistema FAEPA/SENAR, e do representante do Departamento de Arrecadação e Cadastro/Sindical da CNA em Brasília, Evandson Silva de Deus.
Celso destacou que palavra da vez para o sindicalismo rural é inovação. “ Ela vai chegar com ações estruturadas em cinco projetos: regularização, estruturação, atuação, comunicação e a parceria do Sistema CNA/SENAR”.
Em relação à regularização sindical, as principais ações são a adequação dos sindicatos às normas do Ministério do Trabalho e Emprego e a atualização dos estatutos conforme a legislação. Está prevista a criação de mais um manual de excelência sindical “Passo a Passo” e o aprimoramento do sistema de cadastro de informações sindicais da CNA.
Sobre a estruturação, a ideia é organizar o Departamento Sindical da CNA para coordenar as ações e programas de evolução, acompanhamento e assessoramento das Federações e Sindicatos, além de implantar o departamento nas Federações que não tem e disponibilizar um sistema para auxiliar a gestão das entidades sindicais.
No projeto voltado à atuação sindical, a novidade será o estímulo ao empreendedorismo e a criação de uma Escola de Gestão Sindical, que ficará responsável pela capacitação e treinamento de dirigentes e funcionários dos sindicatos rurais. “O Sistema quer ampliar a representatividade dos sindicatos e, para isso, é necessário ter colaboradores capacitados para aumentarmos o leque de serviços prestados. Queremos que a Escola de Gestão Sindical seja um centro de excelência”, revelou.
Já a comunicação sindical será estratégica. A ideia é criar uma ação nacional que se torne representativa para o setor. A intenção das entidades envolvidas é colocar em prática os projetos da Inovação Sindical até o fim deste ano.
Programação desta quarta-feira, 8 de junho
No segundo dia do encontro serão abordados assuntos como: Polos de Desenvolvimento no Pará, com Dr. Hildegardo Nunes, Dr. Paulo César Quartiero e Dr. Joésio Siqueira; Assinatura de Convênios; Programas do Ministério da Integração Nacional para a Amazônia, com ministro Helder Barbalho; Momento Político Nacional, com Dr. Roberto Brant e Dr. Og Arão Vieira Rubert, do Instituto CNA; Pecuária Moderna, com Dr. Décio Coutinho, da CNA. No encerramento do encontro haverá apresentação e degustação Brangus e outras raças.
O evento é uma realização do Sistema FAEPA/SENAR-PA e conta com apoio da CNA e do Instituto CNA.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEPA/SENAR-PA
www.faepanet.com.br
Fonte: Canal do Produtor