Um novo levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) mostra que as prefeituras calculam prejuízos de R$ 339 milhões com os temporais que já deixaram mais de 90 cidades em situação de emergência no estado.
O valor é quase o triplo do que havia sido contabilizado há uma semana. No domingo (11), a Defesa Civil divulgou que o número de cidades atingidas subiu para 185, com quase 12 mil pessoas fora de casa.
A prefeitura de Porto Alegre divulgou também no domingo que 120 pessoas estão abrigadas na Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha da Pintada. Elas foram levadas para o local em virtude da cheia do Guaíba, que durante a tarde estava em 2,43 metros, nível de alerta.
Nesta segunda-feira (12) será realizada uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, com o governador do Ro Grande do Sul, José Ivo Sartori, e com parlamentares da bancada gaúcha, onde serão apresentadas as demandas das cidades atingidas. Entre os pedidos estarão a solicitação da liberação de R$ 200 milhões para auxílio emergencial às localidades mais afetadas.
Fonte: G1