O prejuízo para a cooperativa em Nova Andradina, onde um silo com farelo de soja pegou fogo no domingo (26), pode chegar a R$ 100 mil. Segundo a empresa, apenas parte do silo foi danificada, mas a estrutura será desmontada para limpeza e troca das peças. O valor estimado da perda inclui esse processo e é coberto pelo seguro.
Ao G1, a cooperativa informou que a causa do incêndio é operacional, ou seja, está ligada às condições de como o quirela estava armazenado. Condições climáticas também podem ter influenciado o princípio das chamas, que podem ter começado naturalmente.
De acordo com a empresa, o silo armazenava 300 toneladas de quirera de soja no momento do incêndio. A quirera é um resíduo aproveitado pela cooperativa para a produção de ração animal. Com capacidade de 500 toneladas, o silo faz parte de um sistema de armazenagem do entreposto que comporta até 42 mil toneladas de grãos.
Conforme a cooperativa, o processo de montagem e desmontagem do silo deve ser finalizado em 30 dias, o que não altera o funcionamento do depósito.
Fonte: G1 – MS