Hoje o mercado de frango vivo voltou a registrar estabilidade nas principais praças de comercialização. Há algumas semanas, os preços estão acomodados e as altas nos custos de produção trazem a necessidade de reajustes. Em Minas Gerais, os negócios ocorrem a R$ 2,95/kg, maior valor de negociação dentre as principais regiões, enquanto que em São Paulo a cotação é de R$ 2,80/kg.
Com o fim do período de quaresma e também pelos preços atrativos, analistas apontam que o mercado pode registrar alguma reação nesta primeira quinzena. Por outro lado, segundo o presidente da Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná), Domingos Martins, existe a dificuldade de repassar custos ao consumidor final.
"Embora as outras proteínas estejam em preços mais elevados, nos não conseguimos repassar a alta nos custos em função da situação econômica que atravessa o país", explica Martins, em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Além disto, não há expectativa de melhora no curto prazo para as altas do milho e a escassez no mercado interno. Com isso, produtores têm buscado importar o cereal de países vizinhos. De acordo com a Agroconsult, as aquisições de milho da Argentina podem chegar a 700 mil toneladas, com a demanda de produtores de aves e suínos – o que poderia ser o maior volume de compras desde 2000.
Fonte: Agronotícias
Fonte: Canal do Produtor