Os preços dos principais alimentos frescos da China tiveram um salto em janeiro, segundo dados do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais. As verduras lideraram os ganhos que, segundo o governo, estão atrelados à forte demanda antes da Festa da Primavera.
O preço médio no atacado de 28 verduras monitoradas pela pasta subiu 13,9% em termos mensais e 24% em termos anuais. Seis tipos de frutas analisados subiram mensalmente 7%.
O preço médio da carne suína registrou um crescimento mensal de 3,7%, enquanto os preços médios da carne bovina e de carneiro subiram ambas 1,5% na base mensal. A média dos produtos aquáticos no atacado subiu mensalmente 2,9%.
Os preços de aves domésticas e ovos caíram mensalmente no período devido à liberação da capacidade produtiva e suspensão do comércio de aves vivas em algumas áreas durante o surto da epidemia.
Em janeiro, o preço varejista médio do leite fresco nas cidades monitoradas permaneceu inalterado em relação a dezembro de 2019, mas caiu 4,1% em termos anuais, segundo a Rede da Informação de Preços da China.
Fonte: DATAGRO