Participantes começam a compreender que a situação no mercado de milho também é de oferta bem acima da demanda, com mercados exportadores competindo arduamente pela demanda global no momento. A Coréia do Sul comprou pelo menos 4 navios de milho sul americano à preços bem abaixo do mercado norte americano, para entrega em Julho/Agosto. Exportadores ao redor do mundo reduzem seus preços para poder escoar excesso de oferta, com nova safrinha brasileira entrando no mercado em Julho e safra Americana à partir do final de Agosto. O excesso de oferta pega o mercado de milho no ‘contrapé’, com fundos assumindo posições de venda no cereal mesmo com o mercado climático prestes à se iniciar nos EUA.
Milho e trigo podem estar se preparando para um rebote, mas antes, o fluxo de venda de fundos tem de passar. A AGR Brasil acredita que será difícil manter a recente forte pressão nos preços de milho e trigo perante o início do plantio norte americano.
Já no caso da soja, apesar da AGR Brasil acreditar que preços bem menores podem estar pela frente caso o clima nos EUA seja pelo menos razoável e a área de plantio seja acima de 34,5 milhões de hectares, é difícil ter convicção de baixas muito maiores para o mercado de soja no curto prazo. O contrato de maio atingiu ontem seu menor nível desde final de Outubro e também chegou ao ‘fundo’ do patamar de preços que vem operando nos últimos meses.
Isto não quer dizer que maiores baixas não possam acontecer no curto prazo, apenas usamos os níveis atingidos como pontos para cautela para um possível ‘rebote técnico’ do mercado. Questionamos o quanto fundos de investimento estão dispostos à ‘pisar no acelerador” pra vendas maiores antes do relatório do dia 31 de Março.
A AGR alerta produtores brasileiros para que utilizem tentativas de altas nas próximas semanas baseadas em preocupações com o clima para travar suas vendas, pelo menos no que se refere à preços de Chicago.
POR PEDRO DEJNEKA, DE CHICAGO (EUA)
Pedro Dejneka é sócio-diretor da AGR BRASIL, empresa de consultoria voltada para o mercado brasileiro e sediada em Chicago. Saiba como obter o relatório diário da AGR BRASIL no site da consultoria www.agrbrasil.com