Os preços da soja em grão e derivados caíram no Brasil na última semana, pressionados pela queda do dólar frente ao Real. É o que informa, nesta segunda-feira (27/6), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
- Esse cenário afastou vendedores do mercado, que apostam em recuperação das cotações nos próximos meses, fundamentados nos baixos estoques das indústrias, no elevado volume de soja já comprometido e nas exportações em ritmo acelerado neste ano – dizem os pesquisadores, em nota.
Os indicadores medidos pela instituição refletiram a situação de queda nas cotações. Entre os dias 17 e 24 de junho, a média baseada nos negócios no Estado do Paraná caiu 4,65%. Na última sexta-feira (24/6), a cotação chegou a R$ 87,84 a saca de 60 quilos.
A referência com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) seguiu trajetória semelhante. Com uma redução de 4,25% nos últimos dias, o indicador chegou a R4 92,66 a saca.
Os pesquisadores do Cepea acrescentam que a atenção dos produtores de soja está no desenvolvimento das lavouras norte-americanas, em fase de desenvolvimento. Mudanças climáticas no País podem ter efeito sobre as cotações internacionais, com reflexo nos valores internos.
Fonte: Globo Rural