Os preços das carnes devem recuar no início de 2020, mas não a valores inferiores aos praticados antes dos recentes picos de alta, afirmam dirigentes de entidades das cadeias produtivas das carnes bovina, suína e de frango.
No caso da carne bovina, de acordo com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antonio Camardelli, a alta nos preços atingiu desde o boi no pasto até a carne no varejo. Segundo ele, a tendência de exportações aquecidas em 2020 manterá o viés altista para o valor da arroba.
Por sua vez, as carnes suína e de frango terão um repique de preços agora no final do ano, devido às festas, mas cairão no começo de 2020, embora com valores acima do que estavam sendo praticados no início do ano.
De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a perspectiva de embarques em alta e a projeção de retomada do consumo interno em 2020 também irão funcionar como fatores de alavancagem para os preços das carnes suína e de frango.
Fonte: DATAGRO