Os 34 representantes dos consulados instalados na Bahia vão iniciar, no próximo mês, um programa de excursões para melhor conhecer as regiões do estado com melhor potencial para negócios e investimentos.
Esta decisão foi tomada ontem, à tarde, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia, durante a realização de reunião extraordinária conjunta do Conselho de Comercio Exterior e Conselho de Micro e Pequenas Empresas com o corpo consular, evento capitaneado pela FIEB com o apoio da Associação Comercial da Bahia, a mais antiga entidade empresarial do país e das Américas.
- Os 34 consulados que nos temos instalados na Bahia representam, sem dúvida nenhuma, uma força, um canal importante para intensificação, aproximação destas relações: comerciais, culturais, de troca de tecnologia e de atração de investimentos daqui prá lá e de lá pra cá. São estruturas permanentes que existem e que estão sendo pouco utilizadas. Nós temos que aproveitar todo este potencial e ainda mais, solicitar ajuda destes representantes consulares aqui, pra que eles tragam o adido comercial, pra que eles venham conhecer a Bahia – declarou, na oportunidade, Wilson Andrade, presidente da Comissão de Comércio Exterior da Associação Comercial da Bahia e Cônsul Honorário da Finlândia.
Os representantes consulares, portanto, serão convidados a participar de excursões rumo a eventos importantes realizados em regiões como a do oeste baiano, extremo sul da Bahia, entre outras.
- Tudo isto é importante e quanto mais a gente mostrar o que tem e ouvir o que eles têm, a gente vai conseguir fazer um casamento interessante. A primeira visita deve ser no final de maio, no oeste da Bahia, quando vai acontecer a grande feira chamada Bahia Farm Show. A idéia é que, pelo menos durante o ano, nós possamos estar em quatro regiões do estado – afirmou Wilson Andrade, um dos moderadores do encontro, aberto por Carlos Henrique Jorge Gantois, vice-presidente da FIEB.
- Oportunidade de Integração do Corpo Consular para as Relações Bilaterais de Negócios e Investimento na Bahia – foi o tema central da reunião extraordinária, dividida em três painéis: Cenário e Perspectivas para o Comércio Exterior, Cadeias Produtivas do Agronegócio e Programa de Incentivo e Apoio a Negócios Bilaterais e Investimentos.
- O mercado existe para o consumidor e não o consumidor para o mercado. Então se você vai estabelecer estes laços vai procurar uma competitividade, sim, mas buscando a qualidade de seus produtos e serviços, sempre focalizando o elemento confiança para que você possa manter uma relação de negócio duradoura. Se conhecendo melhor e tendo mais aproximação, se estabelece mais o elementos de confiança e é isto que nós estamos contentes em proporcionar, tanto o corpo consular, quanto a FIEB e a comunidade em geral, para que a gente possa avançar em intercâmbios culturais e negócios – ressaltou Miriam de Almeida Souza, Consul da Grécia e decana do Corpo Consular na Bahia.
Fonte: Tribuna da Bahia