Em junho o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias), obteve aumento mensal de 8% e ficou em R$52,80. Em relação ao preço médio alcançado em junho do ano passado o incremento chegou a 3,2%.
O preço do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, alcançou R$26,64, registrando manutenção em relação ao mês anterior, maio de 2015. Em relação a junho de 2014 houve redução de 2,9%.
Com o aumento no preço da caixa de ovos e a manutenção no preço do milho, houve melhora no poder de compra do avicultor pelo terceiro mês consecutivo. Enquanto em maio foram necessárias 9,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada do cereal, em junho último foram necessárias somente 8,4 caixas, melhorando em 8% a capacidade de compra mensal. Em 12 meses o poder de compra também registra ganho pois em junho do ano passado foram necessárias 8,9 caixas de ovos. Comparando com um período mais longo – média histórica de 2010/2014 – o poder de compra é 14,9% superior.
A curva histórica do último quinquênio (gráfico) mostra que, em julho, ocorre pequena perda no poder de compra do avicultor. É mês de férias escolares que podem afetar o consumo e o preço do produto diminuindo o poder de compra. Entretanto, em julho do ano passado a capacidade continuou melhorando. Aliás, foi a segunda melhor do ano passado.
Fonte: Avisite