A Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou nesta terça-feira (16/6) uma nova plataforma digital para proporcionar informação aos agricultores familiares, que produzem 80% dos alimentos no mundo.
A ferramenta põe à disposição dos interessados estatísticas, leis, programas públicos, estudos de casos e pesquisas acadêmicas do setor nos diferentes países, disse a FAO em comunicado.
O objetivo é promover as políticas dos governos a favor da agricultura familiar e melhorar o diálogo com as organizações dedicadas a essa atividade.
- Há muita informação disponível na internet, mas está dispersa, por isso que queríamos um único acesso à informação para qualquer pessoa que trabalhe nesse campo – explicou o responsável da FAO Francesco Pierri.
Governos, redes de agricultores familiares, agências da ONU, ONGs e pesquisadores colaborarão na plataforma, que está previsto que se transforme posteriormente em um fórum de diálogo para as diversas políticas.
Atualmente, cerca de 72% das parcelas agrícolas ocupam menos de um hectare e só 6% superam os cinco hectares, segundo dados da FAO, que considera que a agricultura familiar é “essencial” para garantir a segurança alimentar local, a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Após celebrar em 2014 o ano internacional da agricultura familiar, a ONU adverte que estes agricultores seguem fazendo frente às consequências da mudança climática, ao acesso limitado à terra, ao crédito e a tecnologia, e aos deficientes serviços básicos.
Fonte: Globo Rural