O plantio de milho nos Estados Unidos começou um pouco mais acelerado do que na safra passada. É o que mostram os dados do primeiro relatório de acompanhamento de safra, divulgado pelo Departamento de Agricultura do país (USDA) no final da tarde desta segunda-feira. O documento, com base em dados coletados na semana passada, mostra que o índice de semeadura chegou a 2% da área total – abaixo do apurado há um ano (3%), mas ainda abaixo da média das últimas cinco safras (5%).
Dos 18 estados pesquisados pelo órgão, apenas oito iniciaram os trabalhos. O mais adiantado é o Texas, com 46% da semeadura já concluída, contra 57% no ano passado e 54% na média histórica. Depois aparecem Carolina do Norte (25), Kansas (14%), Tennessee (5%), Missouri (4%), Kentucky (1%) e Ohio (1%) – todos eles com a tarefa atrasada ante a média histórica. E os mapas meteorológicos indicam que os trabalhos tendem a continuar evoluindo lentamente na próxima semana.
Há previsão de chuvas moderadas na região do Delta do Mississippi, região que já vem sofrendo com níveis de umidade acima do normal, e de precipitações mais intensas nas porções Sul e Leste do Corn Belt nos próximos dias. Já para o Noroeste do Corn Belt e para a região das Planícies, mais ao Norte do cinturão de produção, a previsão é de clima mais seco – o que, em tese favoreceria o avanço do plantio. Essas regiões, contudo, inicial a semeadura um pouco mais tarde do que os estados do Sul.
O relatório divulgado nesta segunda ainda não traz informações sobre o plantio da safra nova de soja do país.
Fonte: Gazeta do Povo.