O plantio de soja da safra 2017/18 no Paraná atingiu 80 por cento da área prevista até a segunda-feira, avanço de sete pontos percentuais na semana, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado.
Em relação ao milho, a semeadura está praticamente encerrada, com trabalhos de campo apenas pontuais. Na semana, o plantio do cereal de primeira safra, colhido no verão, avançou um ponto percentual, para 99 por cento da área.
Segundo maior produtor nacional, o Paraná deve colher na safra 2017/18 cerca de 19,5 milhões de toneladas da oleaginosa, com a área avançando para um recorde de 5,45 milhões de hectares, segundo o Deral.
No caso do milho, o Estado deve produzir 3,06 milhões de toneladas de milho na primeira safra, volume 38 por cento menor ante 2016/17.
Em paralelo, o Deral também informou que a colheita de trigo da safra 2016/17 alcançou 90 por cento da área.
A safra de trigo deste ano no Paraná foi castigada por várias adversidades climáticas, incluindo geadas, secas e chuvas no início da colheita. A expectativa de produção, que era inicialmente de mais de 3,1 milhões de toneladas, foi cortada para 2,24 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters