A falta de chuvas, especialmente no Centro-Oeste do Brasil, continua impedindo o avanço do plantio da soja no país. Segundo levantamento divulgado pela AgRural na tarde desta sexta-feira (20/10), os trabalhos de campo foram concluídos em somente 20% da área a ser destinada ao produto nesta safra. Há um ano, o porcentual plantado era de 29%. Se comparada ao indicador desta época do ano nas últimas cinco temporadas (19%), o ritmo da semeadura atual até se mostra adiantado, segundo a consultoria.
Mais uma vez, quem puxou o ritmo dos trabalhos foi o Paraná. Com plantio de 23% em uma semana, a área já semeada no estado chegou a 53%. Com níveis favoráveis de umidade no solo, Santa Catarina também teve uma boa semana, passando de 8% para 22%. O percentual plantado nos dois estados está à frente do ano passado e da média de cinco anos.
Atraso
Em Mato Grosso, foram semeados 1,071 milhão de hectares, mas ritmo continua com atraso de 16,4 pontos em relação à safra passada. O plantio da soja em Mato Grosso avançou 11,3 pontos percentuais nesta semana em Mato Grosso, o equivalente a 1,017 milhão de hectares, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A área semeada até agora em Mato Grosso soma 2,431 milhões de hectares, que correspondem a 25,8% da área projetada pelo Imea para esta safra, de 9,417 milhões de hectares.
Os trabalhos estão com atraso de 16,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando o plantio havia atingido 3,971 milhões de hectares, que correspondiam a 42,2% da área de 9,396 milhões de hectares.
Vale lembrar que no ano passado as chuvas chegaram mais cedo e os produtores puderam iniciar o plantio da soja logo após o fim do vazio sanitário, encerrado em 15 de setembro. Neste ano as condições climáticas não estão ajudando, pois choveu apenas a partir da primeira de outubro e mesmo assim de forma irregular.
O maior atraso do plantio ocorre na região sudeste de Mato Grosso, onde os produtores até agora plantaram 200,9 mil hectares, que correspondem 10,2% da área prevista (200,9 mil hectares), ante 38% (746 mil hectares) semeados até o dia 20 de outubro do ano passado.
Na região do médio-norte, maior produtora, o plantio atingiu 1,205 milhão de hectares (38% da área prevista), ante os 1,712 milhão de hectares (54% da área) em igual período do ano passado.
Debaixo d´água
O Rio Grande do Sul, por outro lado, continua registrando volumes de chuvas acima da média e isso também tem atrasado o plantio de milho e arroz no Estado. Apesar do contratempo, os produtores gaúchos conseguiram plantar 1% da área de soja na última semana, segundo o levantamento da AgRural. O porcentual está em linha com a média. A consultoria informa ainda que São Paulo plantou 19% da área de soja, acima da média, e Minas Gerais, com 2%, em linha com a média.
Fonte: Revista Globo Rural