O plantio do milho atingiu 52% da área estimada para a safra 2019/20 no Rio Grande do Sul, avanço de 9% em relação à semana anterior, aponta o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, nesta quinta-feira (03).
A área prevista para esta safra é de 771,5 mil hectares, aumento de 1% em relação à safra anterior e uma produção estimada de 5,9 milhões de toneladas. Isso resulta em produtividade de 7,7 mil quilos por hectare.
Segundo o zoneamento agroclimático para o milho, definido pela Portaria nº 59, de 01/07/2019, o período de plantio ocorre entre o início de agosto e o final de janeiro. As regiões administrativas da Emater/RS-Ascar onde o plantio mais avançou na semana, de acordo com esse zoneamento, são Santa Rosa, Frederico Westphalen, Ijuí, Soledade, Passo Fundo e Erechim.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa (15,4% da área do Estado), que engloba os Coredes Missões e Fronteira Noroeste, a semeadura do milho avançou para 72% da área estimada. Já na regional de Frederico Westphalen (11,9% da área no Estado), que corresponde aos Coredes Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai, o plantio está quase concluído, chegando a 98% da área plantada.
Fonte: DATAGRO