milho-web-2

PLANTIO ATRASADO

Cerca de 90% da área prevista para a segunda safra já está plantada no Mato Grosso do Sul, o que corresponde a 1,44 milhão de hectares do total de 1,6 milhão estimados. No Estado, o milho é plantado na mesma área onde é cultivada a soja, e por isso, também está com a semeadura mais tardia, reflexos das condições climáticas. Em todas as regiões do Estado o cronograma de plantio está atrasado em média 20 dias na comparação com o ciclo anterior.

Ainda não é possível falar em redução de área, mas de acordo com o departamento técnico da Aprosoja/MS, aproximadamente 30% da área total prevista para esta safra será plantada fora do zoneamento, que encerrou dia 10 de março. Na região Sul do Estado, praticamente todos os municípios estão prestes a finalizar a semeadura. Já no Norte, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Chapadão do Sul ultrapassaram 90% da área prevista para o grão. A expectativa da entidade é que a produção de milho atinja 7,5 milhões de toneladas.

 – Mato Grosso do Sul vem puxando recordes na safra de soja e boas lavouras de milho. Graças às condições climáticas do Centro-Oeste, temos o privilégio de cultivar duas safras de milho e lavouras saudáveis de oleaginosa, com poucas ocorrências de pragas e doenças, o que não acontece em todos os Estados. O investimento do produtor e os cuidados no cultivo de grãos têm garantido excelente volume de produção – conclui o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.