drone_portal

PLANTIO ALONGADO

Atendendo ao pedido dos produtores, o Ministério da Agricultura ampliou o período do plantio de arroz no Estado. O prazo extra vale para as cultivares do grupo quatro, com ciclo de mais de 135 dias e período de semeadura encerrado dia 30 de outubro. Agora, os arrozeiros terão até o dia 20 para concluir os trabalhos.
Nos materiais dos outros grupos, se houver necessidade de ampliação, o ministério está se mostrando bastante aberto a prorrogar afirma Maurício Fischer, diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Foi a entidade que elaborou a nota encaminhada à Brasília e que embasou a decisão. Entre 15% e 25% dos produtores usam cultivares que se encaixam no grupo quatro que também inclui a varidade 424 RI.
É um alento (aumento de prazo). Mas em função da nova frente fria e da previsão de chuva, estamos na iminência de ter de pedir nova extensão projeta Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz).
Até agora, conforme o Irga, 45% da área de arroz foi cultivada. Além do atraso no calendário, em razão do excesso de chuva, outros fatores preocupam e podem impactar os resultados. Como a demora no restabelecimento de energia após temporais, prejudicando as lavouras mais bem estabelecidas.
Em anos de El Niño, é normal ter redução. Neste ciclo, provavelmente teremos concorda Fischer.
Fonte: Zero Hora

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.