O jovem agricultor familiar Vinícius Moro agora tem em mãos o documento que vai possibilitar a construção da estrutura que armazenará as uvas na sua propriedade, em Bento Gonçalves (RS). Na tarde desta quinta-feira (31), ele assinou o contrato de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que permite a realização deste sonho. A assinatura foi durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul, em meio à programação da Expointer 2017.
- Somos da agroindústria familiar e estamos com um novo projeto de orgânicos. A nossa produção aumenta de 30% a 40% ao ano e passamos a nos preocupar em estocar. Precisamos da armazenagem da uva para conseguir fabricar os produtos. É a realização de um sonho – disse Vinícius Moro.
Ele representa o universo de aproximadamente 250 mil trabalhadores rurais que possuem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) no estado. O documento é uma identificação que, entre outros requisitos, permite o acesso a políticas públicas em prol do desenvolvimento da produção das famílias no campo. Auxiliar essas pessoas para que produzam cada vez mais e melhor é o objetivo principal do Plano Safra 2017-2020.
Representando a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Rio Grande do Sul, o delegado federal Márcio Madalena apresentou os 10 eixos contemplados pelo novo planejamento que passou a ser plurianual. Os juros mais baixos, principal pleito, foram mantidos, além do montante disponibilizado para o crédito, que é R$ 30 bilhões. Os juros variam entre 2,5% e 5,5% ao ano. Além disso, políticas para a regularização fundiária, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), comercialização e agroecologia estão contempladas.
O delegado ressaltou o impacto da Ater na região Sul.
- O serviço de Ater contribui para a elevação e melhoria da produtividade dos agricultores familiares. No nosso estado foi assinado recentemente o protocolo entre Anater e Emater. O repasse do Governo Federal atenderá mais de 100 cooperativas, beneficiando em torno de 20 mil famílias. As parcerias com os órgãos estaduais reafirmam o compromisso da Sead com o meio rural. -
Atualmente, a agricultura familiar é responsável por mais de 50% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, além de corresponder a mais de 30% do PIB Agropecuário.
Expointer 2017
Durante a Expointer 2017, o pavilhão destinado à 19ª Feira da Agricultura Familiar tem chamado atenção. Há quem diga ser o mais visitado no evento. São 198 empreendimentos de produção familiar, sendo 145 de agroindústrias e 47 de artesanatos rurais, plantas e flores. O espaço envolve o trabalho de 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos, além de seis expositores de Minas Gerais.
O pavilhão é idealizado pelo Governo Federal, por meio da Sead, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), juntamente com a Emater-RS, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina também estão envolvidas na organização do evento.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário