Dados da APINCO mostram que, após registrar recorde absoluto em outubro, a produção brasileira de pintos de corte apresentou forte recuo em novembro, registrando o menor resultado em 12 meses.
Nominalmente, o volume produzido no décimo primeiro mês de 2015 superou ligeiramente a casa dos 497,6 milhões de cabeças, ficando, portanto, acima dos (quase) 495,9 milhões de cabeças de fevereiro. Mas novembro tem dois dias a mais. Assim, em valores reais, o total do mês foi mais de 6% inferior ao registrado no segundo mês do ano, correspondendo, na prática, ao menor volume observado desde dezembro de 2014.
Porém, bem mais significativos foram os índices de redução comparativamente ao mês anterior, outubro de 2015: menos 14,4% em termos nominais; menos 11,6% em valores reais. Já em relação a novembro de 2014 houve incremento de 3,26%.
Em dezembro, como é praxe no setor, o volume produzido deve ter aumentado. Mas o índice de expansão total do ano não deve ser muito diferente do que vem sendo sinalizado pelo comportamento da produção nos primeiros onze meses de 2015 ou nos 12 meses completados em novembro: incremento pouco superior a 4%, o que deve levar a um volume anual próximo (mas ainda aquém) dos 6,5 bilhões de cabeças.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor