Por: Tânia Moreira Alberti – Economista do Departamento Técnico Econômico (DTE)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o resultado do PIB no primeiro trimestre de 2016. O PIB apresentou queda de 0,3% no primeiro trimestre do ano, comparando ao quarto trimestre de 2015. Este foi o quinto resultado negativo consecutivo para o país. Nesta mesma comparação, o PIB do agronegócio brasileiro apresentou recuo de 0,3%, após resultados anteriores positivos.
No agronegócio, a queda do PIB é justificada pelas menores estimativas de produção para o milho, arroz, café, feijão, fumo, cana-de-açúcar, entre outros produtos, que foram prejudicados pela condição climática de um dos piores fenômenos El Nino dos últimos anos. A produção nacional de grãos é estimada com redução de 2,5% em relação à última safra, segundo levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) em maio.
O recuo da indústria foi de 1,2% e dos serviços 0,2%. Sob outra ótica, o consumo das famílias caiu 1,7%, pela quinta vez consecutiva, com um dos piores resultados da série histórica na comparação trimestral. As exportações tiveram alta de 6,5% e o consumo do governo de 1,1%.
PIB CAI 5,4% EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR
Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, o PIB nacional recuou 5,4%, com o pior resultado desde 1996, início da série histórica do IBGE, após o pior desempenho em 2015. O PIB do agronegócio apresentou recuo de 3,7% na mesma comparação, indústria de 7,3%, serviços de 3,7%.
O agronegócio era a única atividade que vinha apresentando resultado positivo, sendo afetada pelas condições climáticas. Anteriormente, resultado negativo para o PIB havia sido registrado em 2012, com perdas de safra.
PERSPECTIVAS
De acordo com estimativas de mercado o agronegócio brasileiro deverá encerrar 2016 com variação positiva estimada entre 0,9 a 2,0%. As estimativas para o PIB nacional apontam para recuo maior que 3,0%, após recuo histórico em 2015 de 3,8%. Segundo as estimativas, por mais um ano, o agronegócio será a única atividade a apresentar desempenho positivo, se o clima assim permitir, devido ao receio da formação do La Ninã.
A notícia PIB do agronegócio recua 0,3% apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP