AGRO-ECONOMIA-WEB

PIB DO AGRO REGISTRA QUEDA NO INÍCIO DO ANO

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresenta queda de 0,46% no primeiro bimestre deste ano. Por outro lado, considerando o resultado de fevereiro, o segmento registrou leve crescimento de 0,07%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Separando por segmento, o ramo agrícola teve elevação de 0,19% em fevereiro, mas acumula baixa de 0,32% de no ano. Já o pecuário teve queda tanto no resultado mensal (-0,27%) quanto no acumulado de 2019 (-0,87%). Pesquisadores do Cepea ressaltam que estes resultados ainda não contemplam dados relativos ao volume de produção de atividades importantes do ramo pecuário, indisponíveis até o fechamento do relatório.

O levantamento das duas entidades o desempenho da atividade por segmento. O de insumos agrícolas registrou alta tanto no mês quanto no ano, impulsionado por indústrias de fertilizantes e de defensivos. No primeiro caso, os maiores preços de janeiro a fevereiro de 2019 favoreceram a estimativa de faturamento para o ano e, no segundo, a produção esperada significativamente maior levou ao resultado estimado. No caso dos insumos pecuários, o aumento do PIB em janeiro refletiu principalmente o comportamento da indústria de rações.

Já para a agroindústria agrícola, a menor produção esperada para o ano pressionou os resultados de fevereiro. Já no caso da indústria de base pecuária, a renda do segmento esperada para o ano tem sido pressionada pelo aumento previsto dos custos de produção, embora os preços dos produtos pecuários industriais tenham, em média, se elevado no primeiro bimestre deste ano (em comparação com o mesmo período do ano passado).

Fonte: DATAGRO


avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.