suino-web

PESTE SUÍNA AINDA SEM CONTROLE

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 241 novos surtos da peste suína africana (ASF) foram notificados no mundo entre os dias 20 de dezembro e 3 de janeiro. Com isso, o número total de surtos subiu para 12.219, sendo 8.273 somente no Vietnã.

Dos novos surtos, 239 foram notificados pela Europa. Os dados foram publicados em levantamento quinzenal divulgado nesta terça-feira, 7. De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 23 países. Na Europa, Bulgária, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia informaram sobre a incidência da doença.

Na Ásia, China, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã. A Rússia é citada na Ásia e/ou na Europa, dependendo do local do foco. Já na África, casos foram detectados na Costa do Marfim, Quênia, África do Sul e Zimbábue. No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 3.118 animais.

A maior parte desse número foi observada na Europa, com 2.683 animais. Na Ásia, foram registradas 435 perdas. Segundo a OIE, até o último levantamento 31.224 animais foram eliminados.

Fonte: Estadão



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.