Pequenos criadores da microrregião de Itaparica já podem comprar milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sem grandes deslocamentos. A partir desta quarta-feira (4), os estoques públicos do grão estarão disponíveis, a preço subsidiado, na cidade de Floresta. A Unidade Satélite de Venda (USV) da Conab foi aberta em caráter excepcional e provisório, com apoio da prefeitura municipal, pelo prazo inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
O objetivo da ação é ampliar a abrangência do Programa de Vendas em Balcão, executado pela Conab, que até 31 dezembro oferta milho a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, incluindo microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração, a R$ 33 a saca de 60 kg. O preço especial foi autorizado pela Portaria Interministerial nº 780, de 31/03/2017, em razão das fortes adversidades climáticas nas regiões Nordeste e Norte do país.
Além do primeiro lote de cerca de 100 t de milho que já está disponível, transferido da Conab em Recife, novos carregamentos também estão previstos. No dia 18 de outubro, a Conab realiza leilão para contratação de transporte de mais 500 toneladas de milho dos estoques públicos de Mato Grosso para a unidade de Floresta, que funciona na antiga CEASA, na BR 316, s/n.
A microrregião de Itaparica possui rebanho significativo de animais que fazem uso do milho na ração. Os criadores dessa região adquiriram, nos últimos cinco anos, quase 4 mil toneladas de milho por meio do Programa de Vendas em Balcão. Para isso, deslocavam-se, em média, 660 km (considerando ida e volta) até a unidade da Conab mais próxima – Recife ou Arcoverde.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB