Brasília (21/03/2017) – Para acumular a água da chuva e garantir a irrigação das lavouras, os produtores rurais do sudoeste paulista têm investido na construção de pequenas barragens, de acordo com a diretora-executiva da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), Priscila Silvério, nesta quarta (21), no espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA, no 8º Fórum Mundial da Água.
De acordo com Priscila, o barramento se tornou a melhor alternativa para manter as culturas em desenvolvimento. “A região tem bom índice pluviométrico durante o ano, mas, nos pequenos períodos de seca, é necessária a complementação da água da chuva e as barragens são fundamentais nesse processo”.
Em 1980, quando ainda nem se falava em crise hídrica no país, os agricultores do sudoeste paulista investiram na irrigação e construção de barragens para evitar a falta de água para a produção agrícola. “Hoje, são quase 90 mil hectares de área irrigada. Nós aliamos a sustentabilidade e a conservação de solo com a gestão de recursos hídricos”.
A representante da ASPIPP explicou ainda que em 2014, quando o estado de São Paulo sofreu com a falta de água, o barramento foi a solução para abastecer a população de vários municípios.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
Fonte: Canal do Produtor