Cidades do Amazonas receberão de 8 a 12 de agosto o 1º Seminário de Pecuária de Corte e de Leite. Produtores rurais de Santo Antônio do Matupi, distrito do município de Manicoré, serão os primeiros a receber o evento, que terá várias palestras em sua programação. Entre os assuntos abordados estão o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros, estratégias de cruzamentos para formação da raça Girolando no Estado e o uso de touros de alta qualidade genética para aumento da produtividade nas propridades. O tema será abordado pelo superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva. A palestra acontecerá no dia 8 de agosto em Santo Antônio do Matupi, no dia 10 de agosto em Manaus e no dia 12 de agosto, em Parantins.
A demanda pelo Girolando na região é grande devido ao fato da raça permitir uma produção de leite de qualidade e com menor custo, ou seja, de forma sustentável.
- Por ser uma raça que consegue manter boa produção de leite tanto em regiões de clima mais quente quanto nas de clima temperado, os animais Girolando podem contribuir para aumentar a produção leiteira no Amazonas – diz Paiva.
O convite para o superintendente técnico ser um dos palestrantes do 1º Seminário de Pecuária de Corte e de Leite veio após uma comitiva de criadores e representantes de entidades amazonenses visitaram a Megaleite, a principal exposição de raças leiteiras do país, ocorrida em julho, em Uberaba (MG).
Além de participar do Seminário, Leandro Paiva também divulgará o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) e cadastrará propriedades para atuarem como Rebanho Colaborador do Teste de Progênie da raça. Essas fazendas cadastradas recebem gratuitamente sêmen de touros Girolando participantes do Teste de Progênie. O 1º Seminário de Pecuária de Corte e de Leite é uma realização do Governo do Amazonas.
Fonte: Assessoria de Imprensa