drone_portal

PARANÁ COMEÇOU A PRESTAR SERVIÇO DE ALERTA À GEADA NESTA SEMANA

O frio intenso chegou antes da hora neste ano e a preocupação dos produtores do estado com possíveis perdas com as temperaturas baixas também. Mas a partir de agora os produtores rurais – em especial os cafeicultores – podem contar com mais uma arma contra o frio. Isso porque o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começaram a operar nesta segunda-feira (2) o Alerta Geada. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar os agricultores a decidir sobre a adoção de medidas de proteção das lavouras de café contra o fenômeno meteorológico.
Entre maio e setembro, anualmente, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas no estado e publicam diariamente um boletim informativo. Antes disso, quando há aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, um pré-alerta é emitido por e-mail ou SMS a extensionistas, técnicos e produtores cadastrados, além da divulgação na imprensa e redes sociais.
Serviço
Os boletins do Alerta Geada estão disponíveis gratuitamente nos endereços www.iapar.br, www.simepar.br e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500. Os Interessados em receber os avisos por e-mail ou “torpedo” no celular devem preencher um cadastro, também disponível na página do Iapar.
Fonte: Gazeta do Povo

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.