Com o objetivo de fortalecer e estimular a atividade extrativista do umbu e da mangaba, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passa a integrar formalmente um grupo de trabalho criado pelo governo da Paraíba. Uma das principais missões da Companhia é, em conjunto com as entidades parceiras, estimular aqueles que vivem da cultura do umbu a acessar a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
Em execução na Paraíba desde 2015, a PGBM-Bio já subvencionou mais de oitocentos mil quilos de mangaba, gerando renda superior a R$ 700 mil para os extrativistas índigenas no estado. No caso do umbu, apesar de ter uma produção estimada em torno de 5 mil toneladas/ano, os extrativistas ainda não acessam a política, que oferece um bônus no caso de venda do produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.
O apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade, por meio da PGPM-Bio, organiza o ingresso do produto extrativista no mercado, criando oportunidades de preços justos frente às diferenças regionais e à realidade dos extrativistas. Também promove o ordenamento da cadeia produtiva quanto a oferta, além de aumentar o interesse de diversos setores como indústria de fármacos, cosméticos, higiene pessoal, biocombustíveis, fibras e outros, conferindo maior competitividade aos produtos.
Além de divulgar a PGPM-Bio, o grupo de trabalho recém criado busca promover o alinhamento das ações das políticas de pesquisa, produção, comercialização, meio ambiente e desenvolvimento econômico e social das populações agroextrativistas envolvidas na cadeia produtiva da mangaba e do umbu.
São parceiros da Companhia no grupo de trabalho a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB