Lideranças extrativistas do umbu das regiões do Curimataú, Seridó e Caririda na Paraíba e reúnem, nesta terça-feira (9), com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para debater sobre a inclusão socioprodutiva proporcionada pela Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). O encontro acontece no auditório da prefeitura municipal de Picuí e conta com a presença de representantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal.
A reunião visa fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público de maneira integrada com a agenda socioambiental e, assim, ampliar as ações de inclusão socioprodutiva. È, também, uma oportunidade para a Conab esclarecer os extrativistas da região sobre as regras de acesso à PGPM-Bio, mapear gargalos e buscar soluções, inclusive junto aos órgãos parceiros, visando o maior alcance da Política.
Na ocasião, os técnicos da Companhia irão mostrar a operacionalização da PGPM-Bio no município de Baía da Traíção com a mangaba e experiências de empreendedorismo rural. Será apresentado, ainda, um diagnóstico da cadeia produtiva e comercial do umbu.
Por meio da Política, o governo federal oferece subvenção a 15 produtos da sociobiodiversidade. Os extrativistas individuais ou organizados em associações e/ou cooperativas recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, desde que o negócio tenha sido realizado por um preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.
A PGPM-Bio visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, a permanência do homem na floresta, a garantia de renda e ainda conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais. A Política é operacionalizada pela Conab com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil.
Serviço:
Mutirão PGPM-Bio
Local: Auditório da prefeitura municipal de Picuí
Data: 9 a 11 de maio
Hora: 8h
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB