A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, nesta quinta-feira (4), um levantamento dos pacotes tecnológicos dos custos de produção de dois produtos: buriti e açaí, no município de Igarapé Miri, no Pará. A visita ocorre no âmbito do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
A operação é feita por profissionais da Companhia e conta também com a participação de produtores, extrativistas e representantes de associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores e produtores. O trabalho é desenvolvido por meio de reuniões técnicas com os agentes que compõem a cadeia produtiva, visando definir os parâmetros, atividades e insumos modais utilizados para estabelecer os custos dos produtos finais.
Também participam órgãos de pesquisa, agrônomos de extensão rural e assistência técnica, consultores, agentes financeiros e outros órgãos públicos e privados ligados à produção e comercialização do buriti e açaí. A análise dos custos de produção realizada pela Companhia subsidia a política de preços e as ações de incentivo agrícola realizadas pelo governo federal.
Fonte: CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento