A semana vai prosseguindo sem que o ambiente de negócios sofra alguma ocorrência anormal que venha modificar o cenário de equilíbrio e estabilidade às cotações da caixa de ovos brancos e vermelhos. Assim, após o aumento verificado no último final de semana, o mercado segue trabalhando com valores inalterados.
Com isso, o preço médio alcançado nos primeiros 11 dias do mês alcança R$83,80, significando índice positivo superior a 50% na comparação com o recebido em dezembro do ano passado, equivalendo, por ora, ao maior preço médio deste ano.
Bem diferente dos últimos dois anos quando o último mês representou o segundo pior preço recebido no decorrer de cada ano. Embora seja motivo para comemoração, o preço alcançado não tem nada de especial, está bem abaixo dos recebidos no período fevereiro a julho de 2017 (gráfico).
E o preço médio acumulado em 2019, embora indique aumento na casa dos 9% em relação ao ano passado, aponta índice negativo de 12% sobre o recebido no decorrer de 2017. Ou seja, o produtor de ovos ainda não recuperou perdas em relação a 2017.
Fonte: Aviste