Em fevereiro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) alcançou valorização mensal de 36,4%. Entretanto, em doze meses o índice ficou negativo em 16,7%. Do outro lado, o preço médio do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, obteve valorização mensal de 6,6% enquanto em doze meses o índice foi negativo foi de apenas 1,6%.
Assim, com a recuperação mensal na comercialização da caixa de ovos muito superior à alcançada pelo milho, foi preciso um menor volume de ovos para adquirir o cereal no segundo mês de 2018.
Assim, para adquirir uma tonelada de milho em fevereiro foram necessários 9,4 caixas de ovos, representando melhora de 28% no poder de compra do produtor de ovos em relação ao mês anterior. Mesmo assim, permanece inferior à alcançada no mesmo período do ano passado quando a relação foi de apenas 8 caixas por tonelada de milho.
O ponto positivo é que no primeiro bimestre do ano houve ganho em relação ao volume médio dos últimos oito anos.
Em relação ao mês corrente, por ora, o preço médio acumulado de ambos os produtos indica perda na capacidade de aquisição do produtor de ovos, tanto em relação ao ano passado quanto à média histórica.
Fonte: Avisite