Entre as atividades mais aguardadas durante a Semana Internacional do Café 2015 (SIC) – que será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expominas, em BH – estão a Sala de Cupping&Negócios e a votação para o Coffee of The Year 2015, que acontecem ao longo dos três dias do evento.
Antes do início da SIC, amostras nacionais de café são enviadas por produtores de todo o país. Todas elas são provadas por classificadores nacionais, que selecionam as 10 melhores, para que os visitantes do evento tenham a oportunidade de degustar e votar no melhor café do ano.
Para compor a mesa de prova, produtores enviam amostras das espécies arabica ou conilon – produzidas em território brasileiro, que passam pelo mesmo processo de torra, dentro dos padrões de cupping profissional. A seleção dos cafés inscritos é feita por uma comissão de provadores, que faz análise às cegas, segundo protocolos da Specialty Coffee Association of America (SCAA). A iniciativa, este ano, tem o apoio da InovaCafé – Pólo de Tecnologia em Qualidade do Café, da Universidade Federal de Lavras.
A avaliação sensorial classificará o café levando em consideração o aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade da bebida. Serão expostas na mesa 20 amostras de café, divididos na Sala de Cupping&Negócios, comercializadas com exclusividade durante a SIC. Em 2014, os negócios gerados renderam a comercialização de mais de quatro mil sacas de café. Para 2015, a expectativa é que sejam vendidas ou compradas cerca de seis mil sacas.
O vencedor da edição de 2014 do Coffee of The Year, Clayton Barrossa, conta que o prêmio foi muito importante tanto para ele, proprietário da Fazenda Ninho da Águia, quanto para a sua região, o Alto Caparaó, que passou a ser reconhecida como uma referência em cafés especiais.
- O lote vencedor foi exportado para diferentes países, como Alemanha e França, sendo comercializado em cafeterias reconhecidas internacionalmente – conta.
Ele acrescenta ainda que a SIC foi responsável por uma grande mudança em sua história como produtor de café.
- Eu sempre volto do evento com a cabeça mais aberta, com novas ideias e pensando em diferentes possibilidades para trabalharmos o nosso produto – ressalta.
O grande vencedor do Coffee of The Year Brasil 2015 será revelado no último dia do evento, assim como a colocação dos demais participantes, que recebem menção honrosa.
| Semana Internacional do Café
Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC conta também com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinador Bronze Jacto.
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG