Por: Maria Silvia C. Digiovani, engenheira-agrônoma do DTE/FAEP,Tânia Moreira, economista do DTR/FAEP e Pedro Loyola, economista e coordenador do DTE/FAEP
A produção agrícola paranaense na safra de verão deverá atingir 21,5 milhões de toneladas em relação à estimativa inicial de 22,3 milhões de toneladas, segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). A redução da estimativa é justificada pelo excesso de chuvas, que tem prejudicado principalmente a cultura de soja no Estado.
A estimativa inicial de produção de soja era de 18 milhões de toneladas, mas foi reduzida para 17,6 milhões de toneladas até o momento. O percentual colhido médio no Estado é de 51%, segundo a SEAB. As regiões Centro-Oeste e Oeste seguem finalizando a colheita com percentual colhido acima de 70%. Já a região Sul, que deverá responder por pelo menos 26% da produção do Estado está iniciando a colheita com percentuais colhidos entre 8% a 15%, e o clima tem sido uma ameaça, prejudicando o potencial produtivo das lavouras.
Neste contexto, segue a preocupação em relação a produtores rurais que tiveram prejuízos em suas lavouras e não poderão liquidar suas parcelas de 2016 por incapacidade de pagamento.
Confira as orientações na íntegra, acesse: seguro
Veja também as orientações para renegociação de dívidas e modelos de carta, acesse: seguro 2
A notícia Orientações sobre seguro rural, Proagro e renegociação de dívidas apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP