Chegou a hora do plantio do arroz. Mas não é somente a lavoura que necessita de atenção: é preciso também preparar com antescedência o ambiente em que o cereal será armazenado. Pesquisador do setor de pós-colheira do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), o engenheiroagrônomo Fernando Fumagalli Miranda destaca que a limpeza e a conservação dos silos são fundamentais para evitar que pragas ataquem o cereal armazenado.
Miranda sugere, além da limpeza, a aplicação de produtos químicos que previnam o aparecimento de pragas como traça e gorgulho, processos que devem ser feitos com os silos vazios. Ele recomenda também a seleção do produto antes do armazenamento. "Para os silos devem ir somente o produto bom. As impurezas e as quebras devem ser eliminadas primeiro", reforça.
O pesquisador Fernando Miranda frisa que igualmente é importante controlar a temperatura e a umidade do interior dos silos para evitar infestações de pragas e deteriorização do arroz armazenado. No caso de ser preciso a utilização de um método curativo quando o silo estiver cheio, Miranda recomenda o expurgo das pragas, o que é feito com produtos químicos na dose recomendada pelo responsável técnico pela produção.
Fonte: Zero Hora
Fonte: Canal do Produtor