Em parceria com sete empresas fabricantes de máquinas agrícolas, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apresentou na mais recente Agrishow o Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA).
Segundo os parceiros, trata-se de uma plataforma digital que tem como proposta armazenar – em um ambiente independente – dados coletados de máquinas, implementos, sensores, entre outros dispositivos e equipamentos, utilizados no campo, para posterior consulta.
Segundo Pedro Estevão, diretor da Abimaq, o objetivo é fazer com que os dados de diversas fontes fiquem integrados e disponíveis em único local, facilitando o acesso tanto para produtores quanto para fabricantes.
“O produtor terá todas as informações de suas máquinas integradas em um único local, sem depender de um sistema de um único fabricante”, ressalta o dirigente, que acrescenta: “os fabricantes poderão compartilhar parte ou a totalidade dos dados gerados, atendendo a demanda dos agricultores de integração dos dados provenientes de máquinas de diferentes marcas”.
Estevão explica que o produtor poderá conectar ao BDCA o software de inteligência de sua escolha para captação e análise dos dados, que se transformarão em recomendações para melhor tomada de decisão.
“É uma plataforma aberta, onde os dados só são liberados com autorização do proprietário deles, ou seja, do agricultor.”
As empresas que estão ao lado da Abimaq na iniciativa são Miac, Baldan, Jacto, Jumil, Tatu Marchesan, Stara e VenceTudo.
“Queremos que outros parceiros se juntem a nós”, diz Estevão.
Fonte: DATAGRO