Há 10 anos, o produtor Celso Fernandes, de Paranavaí, região Noroeste do Paraná, investe no cultivo de laranjas na Fazenda Jaqueline. A safra do principal produto da fruticultura paranaense já começou em sua região que se destaca no cultivo da fruta. Paranavaí, Maringá e Londrina são os principais produtores de laranja.
Celso cultiva duas variedades, a folha murcha e a pêra e espera colher 60 mil caixas de 40,8 quilos nesta temporada. O filho Lucas Fernandes, gerente da propriedade, conta que uma parte da produção dos 27 mil pés distribuídos numa área de 56 hectares é destinada à indústria para a fabricação de suco e a outra ao mercado de fruta in natura.
Para a família Fernandes os preços da laranja destinada à indústria não estão compensando. Hoje, eles estão vendendo a caixa de 40,8 quilos da fruta por R$ 14 à cooperativa Cocamar. No caso do mercado in natura, o cenário é diferente. “Neste ano os preços da laranja in natura, de mesa, atingiram os melhores patamares dos últimos 10 anos. O produtor de laranja está sorrindo à toa”, avalia Lucas.
Clique aqui e leia a matéria completa no Boletim Informativo da FAEP
Ouça a entrevista com a engenheira-agrônoma Elisangeles Souza, do DTE
A notícia O panorama da fruticultura no Paraná apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP