De 17 de dezembro até hoje, nove usinas produtoras de biocombustível iniciaram o processo de certificação para participarem do RenovaBio, e outras 35 encerraram a etapa de consulta pública sobre sua certificação, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Desde o início até o momento, 222 unidades produtoras de biocombustíveis iniciaram o processo de certificação, das quais 21 comunicaram que vão realizar consultas públicas, 61 estão com consultas em andamento e 66 encerraram essa etapa do processo. Uma teve a consulta suspensa até o momento e há ainda mais 67 consultas públicas que não foram comunicadas.
Dentre as 66 que já encerraram suas consultas, 43 estão aguardando o relatório das firmas inspetoras sobre o resultado — que pode levar a uma alteração na nota de eficiência energética, que é a base de cálculo para a emissão dos Certificados de Descarbonização (CBios) —, 18 estão aguardando a análise final da ANP e cinco estão cumprindo exigências feitas pelas firmas inspetoras.
De dezembro para cá, não houve novas usinas certificadas. Desde o início do processo, são seis usinas certificadas.
Fonte: União do Produtores de Bioenergia