Moinho Castrolanda-AM (3)

NOVA MARCA

Com mais de 5 mil famílias cooperadas, R$ 7 bilhões de faturamento anual e mais de R$ 500 milhões em investimentos, três das maiores cooperativas do Paraná anunciaram nesta sexta-feira (10), em Castro, nos Campos Gerais, uma união que promete revolucionar o agronegócio paranaense. Frísia, Castrolanda e Capal lançaram a marca Unium.

A novidade irá, aos poucos, substituir os selos das cooperativas que ‘assinam’ produtos do mercado de carnes, leite e farinha de trigo.

- Será como a assinatura da BRF na marca Sadia, por exemplo – ilustra o diretor de marketing da recém-criada Unium, Cracios Consul.

Presentes no evento de lançamento, os presidentes das cooperativas reforçaram que a marca é resultado de um modelo de negócios idealizado pelas empresas, mas que seguem gestões independentes e continuam com cooperados próprios:

- É o que chamamos de intercooperação. Estávamos buscando uma identidade para nossas marcas, que já trabalham e têm desenvolvimento conjunto – revela o presidente da Castrolanda, Frans Borg. – A Unium surgiu da necessidade de dar empoderamento às cooperativas e irmos para o mercado de forma conjunta – complementa Renato Greidanus, da Frísia. – Este é um projeto no qual já estamos trabalhando há quase dois anos, faz parte de um momento histórico – reforça Erik Bosch, da Capal.

Apesar de não haver uma sede administrativa própria da Unium, os diretores não descartam uma futura fusão completa das marcas.

- Eu particularmente não posso descartar isso para o futuro – revela Bosch.

Da mesma forma, neste momento, as famílias cooperadas não precisam necessariamente ser associadas das três cooperativas, explica Borg.

- Não existe distinção entre nossos cooperados, a questão é que o investimento nas unidades de negócios é compartilhado – reforça Renato Greidanus.

Qualidade e cooperativismo

Segundo os diretores, a união das cooperativas é uma maneira de mostrar a proximidade e a consolidação de valores das empresas.

- Temos metas semelhantes e prezamos sempre pela qualidade  – diz Greidanus.

Cada cooperativa tem uma participação nas diversas divisões da empresa, compartilhando algumas marcas no mercado. Uma delas é a Alegra, de carne suína, recentemente certificada com o selo internacional Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), de bem-estar animal. No setor de lácteos, a Unium atua com as marcas Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle. Já no setor de grãos, a marca Herança Holandesa, de farinha de trigo, fornece o produto para outras empresas.

- Além de oficializar uma união que acontece há muito tempo com a intercooperação, a nova marca é um passo fundamental para o aumento da competitividade do agronegócio local – afirma Erik Bosch.

Cracios Consul destaca que a novidade nasce com uma estrutura de holding sem a necessidade de um grande investimento inicial, comparando a marca com a Univeler, que tem uma gama de produtos.

O potencial é inegável: além do faturamento bilionário, a união intercooperativa processa diariamente 3 milhões de litros de leite, produz 120 mil toneladas de carne suína anualmente (com abate de 2,5 mil suínos por dia) e tem 115 mil toneladas de grãos de trigo moídos por ano. Atualmente com cinco unidades industriais, nos Campos Gerais e em São Paulo, a Unium já exporta seus produtos para 25 países.

Fonte: Gazeta do Povo

Foto: Antônio More/Gazeta do Povo



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