A edição desta terça-feira, 21 de agosto, do Diário Oficial da União, publica a Portaria nº 87, de 16 de agosto de 2018, assinada pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Pacifici Rangel, através da qual é homologado, para fins de certificação oficial brasileira, protocolo privado proposto pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para monitoramento de resíduos de medicamentos veterinários em aves.
O protocolo proposto, de acordo com a Portaria, é complementar ao Plano Nacional de Controle de Resíduos do próprio Ministério e responde a exigências contidas no GSO 2481/2015, da Gulf Standardization Organization. Visa, em essência, o atendimento do mercado saudita.
A Gulf Standardization Organization é uma entidade de normatização de padrões técnicos sediada na capital da Arábia Saudita, Riad, e atende, especificamente, aos estados do Golfo Pérsico. Já a GSO 2481, de 2015, é uma normativa que estabelece os limites máximos de resíduos de medicamentos veterinários presentes em alimentos de origem animal. Também fixa o período de suspensão de tratamentos antes do abate, além de definir marcadores de resíduos e métodos de detecção.
Fonte: Avisite