drone_portal

NO PIAUÍ, PLANTAS DE SOJA ESTÃO MORRENDO DEVIDO À FALTA DE CHUVAS E ALTAS TEMPERATURAS

Áreas sem palhada apresentam situação mais grave, já nas demais, a planta ainda tenta sobreviver. Última chuva aconteceu no dia 21 de novembro. Sem perspectivas de precipitações, produtores não conseguem planejar o replantio. Já o plantio deve ser finalizado até o dia 30 de dezembro. Após essa data, agricultores deverão investir na cultura do milho.
Devido à falta de chuvas na região nordeste, conseqüência da presença do fenômeno climático El Niño, os produtores do Piauí estão preocupados com o atraso no plantio e o desenvolvimento da soja.
De acordo com o representante da Aprosoja Piauí, Altair Fianco, na região de Uruçuí (PI) não chove a mais de 15 dias, causando atraso no plantio da soja, que tem sua janela ideal até o próximo dia 30. "E o grão que foi plantado – em torno de 25% – boa parte dele está literalmente morrendo, porque além do período sem chuva a temperatura é muito alta", explica.
Segundo Fianco devido ao solo muito seco, as áreas sem palhada apresentam situação mais grave, já nas demais, a planta ainda tenta sobreviver. "O que nos preocupa agora é que atrasando o plantio, nós não conseguimos estabelecer uma palhada pós-colheita de soja, o que acaba comprometendo a palhada também do próximo ano", ressalta.
Além disso, nas áreas que foram mais afetadas e tem a necessidade de replantio, também não é possível estabelecer uma data para a ressemeadura, já que as previsões climáticas não indicam boas condições de chuvas para essas localidades.
Fianco afirma que após o fim da janela ideal de plantio da soja, até dia 30 de dezembro, a produtividades das lavouras ficam muito comprometidas, por isso é possível que os agricultores deverão investir na cultura do milho após essa data.
"A experiência do ano passado mostra que o que foi plantado em janeiro o rendimento não foi bom, então eu acredito que finalizando dezembro se não houver condições de implantação de lavouras de soja a tentativa de mudar para milho é muito forte, porque os cereais que foram plantados no primeiro mês do ano passado foram muito bem", destaca Fianco.
Fonte: Notícias Agrícolas

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.